Você está aqui:

Notícias

Candidatos a vagas para mutirão fundiário têm até sexta-feira para se inscreverem

13/07/2015

 Interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) para atuação no projeto de mutirão de regularização fundiária rural têm até a próxima sexta-feira (17/7) para se inscreverem. Ao todo, são 38 vagas temporárias para técnicos e analistas em Desenvolvimento Rural. Outras 78 vagas vão compor o quadro de reserva. Para se candidatar, é necessário acessar o portal do Governo de Minas na internet (www.mg.gov.br) e clica no banner virtual do processo seletivo. A inscrição é gratuita.

Segundo o edital, as vagas são para técnicos e analistas em várias áreas e cargos (administração, topografia, agrimensura, geógrafos, bacharéis em Direito e advogados) com carga horária de 40 horas semanais e salários que vão de R$ 1.050,10 (nível médio) a R$ 2.292,09 (nível superior). Interessados devem morar em Belo Horizonte e ter disponibilidade para viagem. Até o último domingo (12), a Seda registrou mais de 530 inscrições. A maior parte é para o cargo de auxiliar administrativo de nível médio.

Passivo

Em Minas Gerais há cerca de 550 mil propriedades rurais, a maioria de pequeno porte. Boa parte dos donos não possui o registro de seus terrenos - o chamado título de legitimação de posse de terra. E é justamente o pequeno agricultor que mais sofre com a falta de estrutura. No diagnóstico realizado pelo Governo do Estado, foram encontrados 16 mil processos de regularização parados. Nos últimos quatro anos, apenas 51 títulos foram emitidos.

A regularização fundiária é um importante fator para a solução dos conflitos sociais, garantia do direito a terra e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, promovendo a cidadania além de permitir acesso ao crédito e outros incentivos públicos.