Você está aqui:
Notícias
Candidatos a vagas para mutirão fundiário têm até sexta-feira para se inscreverem
Interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) para atuação no projeto de mutirão de regularização fundiária rural têm até a próxima sexta-feira (17/7) para se inscreverem. Ao todo, são 38 vagas temporárias para técnicos e analistas em Desenvolvimento Rural. Outras 78 vagas vão compor o quadro de reserva. Para se candidatar, é necessário acessar o portal do Governo de Minas na internet (www.mg.gov.br) e clica no banner virtual do processo seletivo. A inscrição é gratuita.
Segundo o edital, as vagas são para técnicos e analistas em várias áreas e cargos (administração, topografia, agrimensura, geógrafos, bacharéis em Direito e advogados) com carga horária de 40 horas semanais e salários que vão de R$ 1.050,10 (nível médio) a R$ 2.292,09 (nível superior). Interessados devem morar em Belo Horizonte e ter disponibilidade para viagem. Até o último domingo (12), a Seda registrou mais de 530 inscrições. A maior parte é para o cargo de auxiliar administrativo de nível médio.
Passivo
Em Minas Gerais há cerca de 550 mil propriedades rurais, a maioria de pequeno porte. Boa parte dos donos não possui o registro de seus terrenos - o chamado título de legitimação de posse de terra. E é justamente o pequeno agricultor que mais sofre com a falta de estrutura. No diagnóstico realizado pelo Governo do Estado, foram encontrados 16 mil processos de regularização parados. Nos últimos quatro anos, apenas 51 títulos foram emitidos.
A regularização fundiária é um importante fator para a solução dos conflitos sociais, garantia do direito a terra e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, promovendo a cidadania além de permitir acesso ao crédito e outros incentivos públicos.