Você está aqui:

Galeria de Secretários

Professor Neivaldo

 PROFESSOR NEIVALDO

Nomeado pelo governador Fernando Pimentel como Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, em 29 de abril de 2016, professor Neivaldo tem a missão de tornar a agricultura familiar de Minas Gerais uma das mais competitivas do país.

Formado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Neivaldo de Lima Virgílio é filho da dona de casa Maria José de Lima Virgilio e do motorista Valdo Virgílio.

Nasceu em 24 de junho de 1967, na cidade de São José do Rio Pardo, e sempre atuou em defesa dos direitos humanos, em prol da melhoria da educação e junto aos movimentos sindicais, religiosos e populares, notadamente os ligados aos acampados rurais e urbanos.

Inicia sua carreira profissional como professor de Geografia da rede pública estadual, onde é convidado a ingressar no movimento sindicalista. Foi presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE), subsede Uberlândia, cargo que ocupou por três mandatos consecutivos.

Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Uberlândia antes de assumir, em abril do ano passado, o mandato de deputado estadual pelo PT na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, no qual permaneceu até abril de 2016.

 

GLENIO MARTINS

Glenio Martins foi indicado pelo governador Fernando Pimentel para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), fruto da reforma administrativa que desmembrou da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa) as áreas de agricultura familiar e regularização fundiária. Para o secretário, é um desafio participar da estruturação da nova pasta, que trata de temas latentes que afetam diretamente a vida de milhares de mineiros.

“Colocamos o nome na história. Ser o primeiro secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas requer seriedade, compromisso e disciplina muito maiores. Não temos um parâmetro ou uma linha de atuação para seguir. Vamos criar tudo da melhor maneira possível”, esclarece Glenio Martins.

Apesar do grande desafio que tem pela frente, Glenio Martins demonstra tranquilidade, advinda, principalmente, da sua experiência profissional na área. Técnico em Agropecuária e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele já foi chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamento e superintende regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Natural de Belo Horizonte, Glenio Martins nasceu em 1982, é casado e tem uma filha.

 “Vamos ter um papel muito importante na estruturação da infraestrutura rural das cidades. O que mais me move é o fato de poder governar para um setor da sociedade que possui muitas pessoas dignas que sempre estiveram à margem do desenvolvimento social. Vou usar o melhor de mim e a força da minha juventude para dignificar a luta dos trabalhadores rurais”, acrescenta o secretário, que desde o início da nova gestão no governo estadual tem mantido um diálogo constante com associações, sindicatos e movimentos sociais ligados ao campo.