Você está aqui:

Notícias

Cidade Administrativa recebe feira de sementes, exposição e seminário sobre agricultura familiar

25/05/2015

Agricultoras e agricultores familiares do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha se encontram na próxima terça-feira (26/5), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, para promoverem a Feira de Sementes Crioulas e Economia Solidária Natural.

Mais nutritiva e sem agrotóxico, a semente crioula ainda garante à agricultura familiar da região do semiárido mineiro custo menor na produção de feijão, milho, abóbora, hortaliças, entre outros alimentos.

Além da troca e da venda de sementes, haverá a comercialização de produtos da Economia Solidária: artigos de confecção, alimentos, artesanato, bijuterias e cosméticos.

A feira integra a programação do seminário “Água, sementes e agricultura familiar: um olhar sobre o semiárido mineiro”, promovido pela rede de Articulação do Semiárido Mineiro (ASA Minas), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na abertura da solenidade, no Auditório JK, haverá entrega de kit para a realização de feiras livres em quatro municípios do estado. A ação faz parte do Programa de Apoio às Feiras Livres, desenvolvido pela SDA em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Nos próximos anos, estão previstos investimentos de mais de R$ 3 milhões que beneficiarão agricultores familiares de 320 municípios mineiros. As primeiras cidades a serem contempladas são Brumadinho, Diamantina, São João del-Rei e São José da Lapa.

Outro destaque da solenidade será o lançamento oficial do projeto “Sementes da Gente” e do programa “Cisternas nas Escolas”, desenvolvidos pela ASA Minas junto ao Governo federal, com apoio do Governo de Minas Gerais.

A programação também contará com a exposição fotográfica ‘Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais’. A iniciativa é uma parceria da SDA com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais. A mostra ficará exposta nos túneis da Cidade Administrativa até 26 de junho.

Serviço:

Seminário: “Água, sementes e agricultura familiar: um olhar sobre o semiárido mineiro”

Dia: 26 de maio – terça-feira

Horário: 9 horas

Local: Auditório JK da Cidade Administrativa